Integração de Cabo Verde ao Conselho de Integração de Mercado de Capitais da África Ocidental (WACMIC)

11/03/2016
Cabo Verde passa a ser, oficialmente, membro do Conselho de Integração de Mercados de Capitais da África Ocidental – WACMIC, com a assinatura dos Estatutos do Conselho durante a reunião que teve lugar no  dia 10 de Março, num dos hoteis da capital. 
 
No âmbito da adesão de Cabo Verde, a Bolsa de Valores de Cabo Verde, a Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM) e o Ministério das Finanças e do Planeamento (MFP), promoveram um Workshop de sensibilização sobre o WACMIC. A importância de um Mercado de Capitais Integrado, seus os objetivos e vantagens da adesão de Cabo Verde ao Conselho.

Esta adesão, que vai de encontro às pretensões do país em se transformar numa praça financeira, é um importante passo para desenvolver o mercado de capitais de Cabo Verde e assegurar novos instrumentos de financiamento para o país.
WACMIC é o órgão de governação responsável para a criação de um Mercado de Capitais Integrado na África Ocidental e compreende os chefes executivos das Entidades de Regulação e Supervisão dos Mercados de Capitais, os chefes Executivos das Bolsas de Valores e os representantes dos Operadores do Mercado dos países desta região.

Criado em 2009 mas oficialmente estabelecido em Janeiro de 2013, sob a égide da CEDEAO, o Conselho tem como principais objetivos estabelecer um ambiente regulamentar harmonizado para a emissão e negociação de Valores Mobiliários, em toda a região, promovendo um forte relacionamento entre os Estados-membros, bem como, desenvolver uma plataforma comum para a cotação e negociação transfronteiriça desses valores mobiliários na sub-região. Tem a função de projetar o quadro de política e gestão da implementação do processo, que irá facilitar a criação de um mercado de capitais integrado na África Ocidental.

O Workshop contou com a presença do presidente do WACMIC, que é também CEO da Bolsa Regional de Valores Mobiliários (BRVM) - Dr. Edoh Amenounve, o presidente da BVC - Dr. Manuel Lima, a Ministra das Finanças e do Planeamento – Dr.ª Cristina Duarte, a Auditora Geral do Mercado dos Valores Mobiliários – Dr.ª Maria Encarnação Alves Rocha, os representantes e executivos das instituições financeiras do país, agências reguladoras e demais stakeholders.


« voltar

Achada de Santo António n.º 16 C.P. 115/A (+238) 260 30 30/31/32 (+238) 260 30 38 bvc@bvc.cv