Fases de Integração

Fases de Integração




A integração dos Mercados de Capitais da África Ocidental (WACMI) efetiva-se em três fases.

Fase 1 - Acesso Patrocinado
Esta primeira fase da integração visa formalizar um canal estruturado de relacionamento e negociação entre os países membros. Com a assinatura do Memorandum of Understanding (reconhecido por cada regulador em cada jurisdição membro), os corretores dos países membros podem negociar valores mobiliários identificados em outros mercados que não o deles, através dos corretores locais das outras jurisdições.

Fase 2 - Integração de Corretores qualificados da África Ocidental
Nesta fase, os corretores que se qualificam, recebem um passaporte comum e serão mutuamente reconhecidos pelas Bolsas de Valores, órgãos reguladores e Depositários membros do WACMI. Estes Corretores Qualificados da Africa Ocidental poderão participar diretamente nos mercados em que desejarem negociar, dentro da Africa Ocidental.

Fase 3 - Mercados de Capitais da África Ocidental Totalmente Integrados
Nesta última fase, todas as Bolsas de Valores, membros do WACMI, encontrar-se-ão virtualmente ligados no Mercado de Valores Mobiliários da Africa Ocidental (West African Securities Market - WASM) e todos os corretores financeiros qualificados da região (Qualified West African Brokers - QWAB) terão acesso a títulos cotados e informações de mercado, para que possam realizar operações na região. Os Emitentes também poderão mobilizar capitais em toda a região.
« voltar

Achada de Santo António n.º 16 C.P. 115/A (+238) 260 30 30/31/32 (+238) 260 30 38 bvc@bvc.cv