menu
Card image

BAD, CABO VERDE E PORTUGAL ASSINAM COMPACTO LUSÓFONO ESPECÍFICO PARA O PAÍS

O Governo assinou esta segunda-feira, dia 1 de julho de 2019, com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e Portugal o Memorando de Entendimento que estabelece o Pacto para Cabo Verde no âmbito do Compacto Lusófono, que tem como objetivo promover o financiamento de projetos de investimentos estruturantes das economias africanas – PALOP.

O ato aconteceu à margem da 1ª edição do Cabo Verde Investment Forum que decorre de 1 a 3 de julho, na ilha do Sal.

 

“São globalmente 470 milhões de dólares que vão dar um importante impulso à economia da CPLP”, conforme o Vice-Primeiro Ministro, Olavo Correia, que representou o Governo de Cabo Verde na assinatura do documento.
“Cabe ao sector privado aproveitá-las (oportunidades) e apresentar projetos bancáveis e que preencham requisitos para serem financiados”, indicou o governante, acrescentando que tais projetos terão que criar valores e que só faz sentido o país dispor de empresas e empresários “se for para criarem valores”.

 

O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, a Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Helena Paiva e a representante do Banco Africano de Desenvolvimento, Moono Mupotola, rubricaram o documento em representação das partes.

Para a Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, que participou num dos painéis do Fórum, o compacto lusófono é um acordo para um “instrumento especial” para o desenvolvimento de projetos em Cabo Verde por parte de empresas portuguesas.
“Acreditamos que através deste instrumento se vai ajudar a desenvolver vários projetos de desenvolvimento sustentável para cumprir este compromisso de cooperação assumido entre os dois governos”, afirmou a governante portuguesa.

 

Por sua vez, o Ministro do Turismo e Transportes, José Gonçalves, considerou que este compacto vai ser um “elemento facilitador” no domínio dos negócios entre Cabo Verde e Portugal.

De referir que o Compacto Lusófono foi celebrado entre Portugal e o BAD em novembro de 2018, como parte de um vasto leque de parcerias multilaterais anunciadas durante o Fórum de Investimento para África, em Joanesburgo, África do Sul.

Fale Connosco

expand_less