Glossário
Ação
São as unidades de títulos emitidas por sociedades anônimas.
Ação própria
Ação da própria empresa readquirida no mercado e mantida em carteira
Acionista
É o detentor de ações de uma sociedade anónima. Essa titularidade confere-lhe todos os direitos e deveres legais de propriedade sobre a sociedade, na proporção da quantidade detida.
Acordo de recompra
Compra de títulos do Tesouro a um intermediário bolsista com o compromisso de este os recomprar a um preço previamente especificado.
Análise Bolsista
Técnica de previsão bolsista que se baseia, por um lado, nos dados financeiros publicados pelas empresas ou nas previsões de agentes especializados, e por outro, nos dados disponibilizados pelo mercado (nomeadamente cotações, lucros por ação ou dividendos), relacionando estes dados entre si, de forma a permitir uma correta comparação com dados similares de outras empresas, para seleção das melhores.
Amortização antecipada
Pagamento de uma dívida ou de uma prestação de capital com vencimento futuro, antes do prazo previamente estabelecido.
Aumento de capital
Operação de reforço do capital social de uma sociedade através da entrada de fundos fornecidos pelos seus sócios ou acionistas.
Assembleia-geral ordinária
Assembleia que deve celebrar-se uma vez por ano e que tem um conteúdo mínimo legal referente à prestação de contas anuais.
Assembleia-geral extraordinária
Reunião, não prevista na lei, dos acionistas de uma sociedade para debaterem os temas que considerem oportunos.
Ask (Vendedor)
É o preço a que o vendedor está disposto a negociar para transacionar as suas ações em carteira.
Análise Técnica
Conjunto de técnicas e indicadores que procuram predizer as cotações da Bolsa com base na sua perspetiva histórica, tendo em conta outras variáveis como o volume de compras, cotação das últimas sessões, evolução das cotações em períodos mais longos, capitalização bolsista, estudos de tendência de preço, etc.
Análise fundamental
Consiste na avaliação de ações com recurso às previsões sobre o futuro da empresa e tendo por base uma série vasta de técnicas e indicadores.
Análise financeira
Refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro de um negócio ou projeto. Engloba um conjunto de instrumentos e métodos que permitem realizar diagnósticos sobre a situação financeira de uma empresa, assim como prognósticos sobre o seu desempenho futuro.
Boletim de Bolsa
Fonte de informação oficial sobre as operações realizadas nos Mercados de Bolsa. Contempla também informação sobre as publicações obrigatórias e informações diversas sobre o Mercado de Títulos.
Bolsa de valores
É o mercado organizado onde se negociam ações de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários.
Bull Market
Nome que se dá ao mercado quando os preços se encontram em alta.
Bolsa de valores
É o mercado organizado onde se negociam ações de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários
Bilhetes do Tesouro
Títulos de dívida de curto prazo emitidos pelo Estado, geralmente a descontam, com maturidade de 90, 180 e 360 dias
Bear Market
Nome que se dá ao mercado quando os preços se encontram em baixa. Mercado em depressão ou em descida. Tendência de queda generalizada das cotações, relativamente prolongada, refletindo o sentimento de pessimismo dos investidores.
Banco de investimento
Instituição financeira que desenvolve a sua atividade sobretudo na organização e tomada firme de emissões de títulos e no aconselhamento de empresas e particulares, relativamente aos seus problemas e necessidades na área financeira.
Banco comercial
Bancos especializados de forma genérica, na admissão de depósitos e concessão de créditos de prazos diferentes.
Banco central
Banco, geralmente público responsável pelo regulamento e supervisão da atividade financeira de um país.
Banco
Instituição cuja atividade consiste na realização de operações financeiras e na prestação de serviços financeiros.
Cotação
Preço de um valor mobiliário formado no mercado bolsista pela interação da oferta e da procura
Capitalização Bolsista
Valor de mercado dos Capitais Próprios de uma empresa cotada em Bolsa (caso todas as ações representativas do capital social estejam admitidas à cotação). É determinado pelo produto da cotação corrente das ações com o número de ações admitidas à cotação.
Cotação de fecho (close)
Para cada valor mobiliário, é o preço a que se efetuou a última transação numa determinada sessão de Bolsa.
Corretor (Broker)
É um agente ou uma empresa que faz a interligação entre um comprador e um vendedor.
Ex-dividendos
É a data na qual uma ação perde direito a dividendos
Ex-direitos
Expressão que indica que uma ação é negociada já sem o direito de subscrição/incorporação atribuído no âmbito de uma operação de aumento de capital.
Eventos societários
É considerado um evento societário qualquer atuação de um Emitente, ou de outra entidade relacionada com o Emitente, que afete os direitos inerentes a um Valor Mobiliário.
Fundo de Investimento
Os fundos de investimento são instituições de investimento coletivo e constituem patrimónios autónomos, pertencentes a uma pluralidade de pessoas singulares ou coletivas, designadas por participantes, que não respondem, em caso algum, pelas dívidas destes ou das entidades que, nos termos da lei, asseguram a sua gestão.
Free-float
É uma terminologia utilizada no mercado de capitais e se refere às ações que uma empresa destina à livre negociação no mercado..
Fusão
Processo de criação de uma nova empresa que consiste na agregação de duas ou mais empresas distintas
Golden Share
Ações detidas pelo Estado numa empresa pública, objeto de uma privatização total ou parcial, que lhe conferem direitos particulares e disposições estatutárias especiais, que normalmente incidem sobre decisões de carácter estratégico para a empresa .
Holding
É uma empresa que possui como atividade principal, a participação maioritária no capital de outras empresas.
Investidor Institucional
Instituições financeiras que investem no mercado de capitais. Consideram-se institucionais, o Estado, as instituições públicas, as instituições financeiras (bancos, caixas económicas, etc.), as seguradoras, os fundos de investimento e de pensões, e outros que investem no mercado de capitais comprando e vendendo valores mobiliários em grandes quantidades.
Informação privilegiada (inside information)
Abrange os factos ocorridos, existentes ou razoavelmente previsíveis, independentemente do seu grau de formalização, que, por serem suscetíveis de influir na formação dos preços dos valores mobiliários ou dos instrumentos financeiros, qualquer investidor razoável poderia normalmente utilizar, se os conhecesse, para basear no todo ou em parte, as suas decisões de investimento
Intermediação
Realização de operações financeiras através de uma instituição intermediária
Inside Trading
Transações efetuadas com base em informação privilegiada por indivíduos detentores desse tipo de informação
Leilão de fecho
Os procedimentos do leilão de fecho são os mesmo que foram descritos para o leilão de abertura.
Leilão de abertura
Na abertura, a Plataforma de Negociação da BVC procura cruzar as ofertas para cada Valor Mobiliário (leilão de abertura). No início da fase de determinação do preço de abertura de um Valor Mobiliário, o livro de ofertas é congelado momentaneamente (não podem ser introduzidas novas ofertas e as já inseridas não podem ser canceladas ou modificadas) enquanto o algoritmo procede à validação do preço de abertura e ao cruzamento das operações.
Listing
Admissão dos títulos de uma empresa à cotação numa Bolsa de valores.
Liquidez
Possibilidade de converter rapidamente um determinado ativo em moeda corrente sem que haja uma perda significativa no valor. Diz-se que uma ação é líquida quando é transacionada no mercado em quantidades importantes e com elevada frequência.
Liquidação
Termo que designa a conclusão de uma transação, quando se procede à entrega do bem/ativo financeiro transacionado (liquidação física) e ao respetivo pagamento (liquidação financeira).
Mercado secundário
Mercado onde se transacionam entre investidores particulares e institucionais os valores mobiliários emitidos no mercado primário.
Mercado primário
Mercado destinado à emissão e colocação de novos valores mobiliários, no mercado de capitais.
Mercado de Capitais
Mercado financeiro de títulos de médio e longo prazo.
Maturidade
Prazo de vencimento de um título ou de um derivado.
Market Maker
Membro dos mercados que tem por função específica assegurar liquidez do mercado.
Negociação em contínuo
Após o termo do leilão de abertura, a negociação terá lugar em contínuo até à fase de pré-fecho. Uma vez terminada a fase da determinação do preço de leilão de abertura para cada Valor Mobiliário, inicia-se a negociação em contínuo, durante a qual poderão ser enviadas, mantidas, modificadas ou canceladas ofertas no sistema. Todas as ofertas não executadas no leilão de abertura transitam para a fase seguinte de negociação em contínuo.
Ofertas limitadas
Estipulam um preço máximo de compra e um preço mínimo de venda. As ofertas limitadas introduzidas durante a sessão de negociação são executadas total ou parcialmente, conforme o que as condições de mercado permitirem. Não sendo isto possível, as ofertas são ordenadas no livro de ofertas
Oferta Pública de Aquisição (OPA)
É uma operação por meio da qual um acionista ou uma sociedade pretende comprar uma participação ou a totalidade das ações de uma empresa cotada em Bolsa.
Ofertas limitadas
Estipulam um preço máximo de compra e um preço mínimo de venda. As ofertas limitadas introduzidas durante a sessão de negociação são executadas total ou parcialmente, conforme o que as condições de mercado permitirem. Não sendo isto possível, as ofertas são ordenadas no livro de ofertas
Ofertas ao mercado
São ofertas de compra ou de venda, sem limite de preço, a executar aos diferentes preços sucessivos determinados na Plataforma de Negociação da BVC. A quantidade máxima possível da oferta é executada imediatamente e qualquer quantidade remanescente é adicionada ao livro de ofertas podendo aí permanecer. Se uma oferta ao mercado não puder ser satisfeita, também ficará registada no livro até ser executada ou até ser cancelada pelo Membro ou até ter atingido uma data de validade especificada.
Oferta Pública de Venda (OPV)
É uma operação através da qual uma empresa pretende vender valores mobiliários ao público em geral.
Obrigações de taxa variável
Obrigações em que o pagamento de juros é calculado de acordo com uma taxa indexada a uma taxa variável de mercado .
Obrigações de taxa fixa
Obrigações em que o pagamento de juros é calculado de acordo com uma taxa previamente definida (taxa fixa).
Obrigações
Valores mobiliários representativos de dívida de médio e longo prazo de uma qualquer entidade em relação a terceiros, que tipicamente conferem ao seu titular o direito a recebimentos periódicos de juros durante a vida útil do empréstimo e ao reembolso do capital na data de maturidade do empréstimo.
Operação de bolsa
Geralmente, chama-se operação de bolsa a uma transação no mercado. Uma compra ou uma venda constituem operações de bolsa.
Oferta stop
É uma oferta de compra ou de venda de uma quantidade de Valores Mobiliários ao preço de mercado existente assim que o Valor Mobiliários atinja o “preço stop” especificado pelo Cliente. Uma oferta stop de compra é disparada quando o preço do último negócio ou o preço do leilão é igual ou superior ao “preço stop”. Uma oferta stop de venda é disparada quando o preço do último negócio ou o preço do leilão é inferior ou igual ao “preço stop”. Existem duas opções: a oferta stop-loss, que é executada aos preços seguintes, e a oferta stop limitada, que é executada a um preço dentro de um limite.
Privatização
Passagem para o sector privado da titularidade e gestão de empresas que até então pertenciam ao Estado.
Preço de Abertura (Open)
O preço correspondente ao primeiro negócio de uma sessão. Ao analisar informação diária, o Open é importante pois reflete o preço de consenso do mercado desde o fecho do dia anterior e até a esse momento.
Preço de venda (ask)
O preço a que um investidor informa estar disposto a receber pela venda de um determinado título, opção ou contrato de futuros.
Preço de Referência
Por regra – é o último preço negociado no livro de ofertas central
Preço de Fecho (Close)
O último preço a que um título transacionou durante uma sessão. Devido à sua importância, o Close é muito utilizado nas análises. A relação entre o Open e o Close é considerada muito importante por grande parte dos analistas técnicos.
Preço de compra (bid)
O preço a que um investidor informa estar disposto a comprar um determinado título, opção ou contrato de futuros.
Pré-abertura mercado
Período de tempo (até 1 hora antes) em que os compradores e vendedores estabelecem as suas condições para comprar e/ou vender.
Ponto Base (Basis point)
Menor medida de rendibilidade. Um ponto base corresponde a 0.01%.
Política de dividendos
Decisão ao nível de uma empresa sobre a proporção dos resultados líquidos apurados num determinado período que devem ser distribuídos aos acionistas sob a forma de dividendos em lugar de reinvestidos na atividade da empresa.
Papel Comercial
Valores monetários representativos de dívida de curto prazo (até 1 ano) emitidos por empresas sólidas e habitualmente vendidos a desconto.
Risco de incumprimento (default risk)
Possibilidade do emitente de determinada dívida não ter a capacidade financeira necessária para pagar juros e/ou capital em dívida na data e no montante prometido.
Risco
Traduz a possibilidade de um investimento não apresente os resultados (mínimos) previstos.
Risco específico (diversificável ou não-sistemático)
Parcela da variabilidade total do rendimento de um ativo financeiro devida a fatores específicos de uma empresa ou sector (e cujo impacto pode ser eliminado ou atenuado através de uma adequada diversificação).
Risco de mercado (não-diversificável ou sistemático)
Parcela da variabilidade total do rendimento de um ativo financeiro.
Relatório e Contas
Reporte anual de uma empresa, constituído essencialmente por duas partes: por um lado, um texto descritivo da atividade da empresa e do contexto em que a mesma foi desenvolvida; por outro, as contas da empresa, desenvolvidas em mapas específicos, designadamente o Balanço, a Demonstração de Resultados líquidos e a Demonstração dos fluxos de caixa.
Split
Incremento do número de ações de uma determinada sociedade, mediante o desdobramento das ações existentes em outras de menor valor nominal.
Sociedade
Em termos económicos, é um contrato em que se reúnem uma ou mais entidades para o exercício uma determinada atividade com fins lucrativos.
Títulos
Ver valores mobiliários.
Taxa de bolsa
Custo cobrado pelas bolsas de valores onde os títulos são transacionado É um valor percentual que é função do montante da transação e é pago pelo investidor.
Taxa de corretagem
Taxa cobrada pelas instituições intermediárias financeiras aos clientes pelas operações de bolsa que efetuaram, por seu intermédio. É uma percentagem do valor da transação.
Titularização (securitização)
Emissão de títulos negociáveis representativos de créditos detidos por uma determinada instituição financeira, e cuja propriedade é assim transferida para quem adquire os títulos emitidos.
Unidade de Participação (UP)
É o que representa o investimento de cada participante no Fundo. A sua soma corresponde ao valor que cada participante detém. As unidades de participação são frações autónomas, de características idênticas, que, no seu conjunto, representam em qualquer momento o valor do património global de um fundo de investimento. Assim, a titularidade das unidades de participação corresponde à propriedade do fundo de investimento, na proporção representada por essas unidades de participação..
Valores mobiliários
Termo utilizado para descrever uma ampla variedade de instrumentos de investimento transacionáveis, ou negociáveis, tais como ações, obrigações, títulos de participação, warrants, unidades de participação em fundos de investimento, instrumentos derivados (futuros, opções,), etc. Normalmente, representam capital ou dívida das empresas ou outras entidades.
Volume
Número de ações (ou contratos) que foram negociadas durante uma determinada sessão.
Volatilidade
Sensibilidade evidenciada pela cotação de uma ação ou de uma carteira às variações globais dos mercados financeiros nacionais e internacionais.
Yield
Taxa de rendimento de uma obrigação ou ativo equivalente
Yield to maturity
Taxa interna de rendibilidade de uma obrigação.
Yield curve
Ver curva de rendimento.